sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Reconquista


Reconquista (também referenciada como Conquista cristã) é a designação historiográfica para o movimento cristão com início no século VIII que visava à recuperação dos Visigodos cristãos das terras perdidas para os árabes durante a invasão muçulmana da Península Ibérica.
Os muçulmanos não conseguiram ocupar a região montanhosa das Astúrias, onde resistiram muitos refugiados; aí surgiria Pelágio (ou Pelaio) que se pôs à frente dos refugiados, iniciando imediatamente um movimento para reconquistar o território perdido.
A guerra tinha um objectivo: reapoderarem-se das terras e de tudo o que nelas existia. A ocupação das terras conquistadas fazia-se com um cerimonial:cum cornu et albende de rege, isto é, com o toque das trombetas e o estandarte desfraldado.
A ideia de guerra santa, pela cruz cristã, só veio a surgir na época das Cruzadas (1096). A reconquista de todo o território peninsular durou cerca de oito séculos, só ficando concluída em 1492 com a tomada do reino muçulmano de Granada pelos Reis Católicos. Em Portugal, a reconquista terminou antes com a conquista definitiva de Silves pelas forças de D. Afonso III, em 1253. Mais tarde, a expansão marítima portuguesa, precedida pela conquista das praças africanas foi considerada, em parte, como uma continuação da Reconquista.

Ilustração de uma batalha na Reconquista
Série
História da Península Ibérica
PortugalEspanha
Pré-História
Período pré-Romano
Invasão romana
HispâniaCiterior e Ulterior
BéticaCartaginenseGalécia;Lusitânia e Tarraconense
Invasões bárbarasSuevos e Visigodos
Invasão e domínio árabe
Período das Taifas
Reconquista e o Reino das Astúrias
Reino de Leão
Portucale AragãoCastela-LeãoNavarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário